Сonclusão e introdução de relatório: dicas para como iniciar e finalizar um relatório
Preencha o formulário agora e torne-se a sua melhor versão na escrita!
Introdução de relatório de estágio: o que colocar nesta seção?
Como em qualquer tipo de texto acadêmico, a introdução tem o papel de iniciar um relatório e deverá conter uma apresentação breve e direta sobre o que será encontrado ao longo do trabalho.
Você deverá começar um relatório apresentando informações gerais, colocando a disciplina que você está cursando e também o nome e endereço da instituição na qual você estuda. Em seguida, deverão vir os dados do local de estágio e os objetivos gerais e específicos da realização do mesmo.
Segundo as normas da ABNT, será necessário apresentar também algumas citações de autores ao longo da introdução para relatório de estágio. Outra informação que será necessária trazer nesta seção de relatório de estágio introdução é a metodologia utilizada ao longo do relatório, fazendo uma breve explicação sobre a mesma.
Conclusão de um relatório: o que esta seção deve apresentar?
Atualmente, a maioria das faculdades já não usa mais a palavra conclusão de um relatório e sim considerações finais. De qualquer maneira, o estilo de escrita e o conteúdo desta seção continuam sendo o mesmo.
Você deverá apresentar quais foram os dados obtidos e apresentados ao longo do texto, descrevendo assim quais as conclusões que você chegou através deles de maneira clara e objetiva.
Dependendo do tipo de relatório solicitado pela sua universidade ou pelo professor responsável, você também poderá apresentar possíveis soluções para problemas encontrados ou recomendações na hora de finalizar um relatório.
Dicas importantes: tudo o que você precisa saber para fazer boas introduções e conclusões de relatórios

O que todo estudante universitário quer, independente do seu nível de graduação, é conseguir produzir bons trabalhos e tirar boas notas neles. Por isso, nós preparamos abaixo uma tabela com dicas do que você deve fazer e outras coisas que devem realmente ser evitadas para que a sonhada nota máxima possa ser alcançada. Dê uma olhada na tabela abaixo e analise o que é certo e errado de fazer na hora de escrever a introdução de relatório e também a conclusão.
Exemplos prontos

Para ajudar ainda mais, trouxemos alguns exemplos de relatórios prontos que você pode utilizar como base na hora de escrever a introdução e conclusão de seus próprios relatórios. Os exemplos são de diversos cursos e modelos, assim, você poderá ver diferentes maneiras e utilizar a que for mais apropriada para o seu trabalho.
Vídeo de como montar um relatório
Abaixo você encontrará um vídeo com um exemplo de relatório e dicas de como montar cada uma das seções deste tipo de trabalho acadêmico. Assim, você poderá ver um exemplo de conclusão de relatório e também de introdução e utilizar as dicas como base para redigir essas seções no seu próprio relatório.
Nosso time pode ajudar

Caso você esteja enfrentando algum tipo de problema ao fazer ou formatar o seu relatório, saiba que o nosso time pode te ajudar. Nós temos uma equipe completa de especialistas que estão aptos a ajudar nas formatações de acordo com a ABNT e até mesmo ajudá-lo a revisar o relatório para garantir um bom trabalho.
Você pode entrar em contato conosco gratuitamente através do chat ao vivo ou pela caixa de orçamento. Assim, você poderá saber mais sobre o nosso time e ter a nossa ajuda nos seus trabalhos acadêmicos.
Assim, um estágio integrado combina um curso acadêmico com experiência de trabalho em uma empresa ou organização.
O relatório complexo, possui um maior nível de detalhadamente, além de ser mais extenso.
O relatório completo, trata de todo o conteúdo elucidado de maneira ampla.
- É compartilhado com o público para comunicar descobertas, dados e conhecimentos científicos;
- Pode ser usado como meio de instrução, disseminação de informações e como ferramenta de conscientização pública;
- São geralmente criados por cientistas, filósofos e jornalistas, para auxiliar as pessoas a entender como a ciência funciona.
- É realizado com intuito de formação acadêmica;
- Desenvolvido com base nos interesses de pesquisas do pesquisador;
- São escritos para pessoas específicas, ou seja, o público acadêmico.
- É um documento que descreve, analisa, interpreta ou avalia uma ideia, teoria, lei, dados, fenômeno ou observação através do método científico;
- São pesquisas normalmente escritas para um público científico, como cientistas, estudantes ou educadores;
- Também podem ser usados para outros fins ou área, algo como trabalho de pesquisa ou relatórios.
- Título
- Autor
- Resumo na língua portuguesa
- Abstract na língua inglesa
- Palavras-chave
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
- Referência Bibliográfica
- Anexo
- Apêndice
- Glossário
- Índice
- Capa: faculdade, autor, título, subtítulo, cidade e ano de publicação;
- Contracapa: autor, título, informação sobre qual trabalho de pesquisa fora realizado, a obtenção de formação superior que almeja, orientador, cidade e ano da publicação;
- Resumo: introdução do artigo científico e palavras-chave;
- Introdução da pesquisa científica, contendo breve apresentação de estudos anteriores sobre o tema, se houver;
- O objetivo deste estudo;
- Metodologia utilizada (bibliográfica, documental, experimental, etc.) incluindo uma descrição de todos os métodos utilizados e sua relevância para este estudo;
- Discussão sobre os resultados obtidos segundo os estudos anteriores sobre o mesmo tema, ou temas relacionados, se houver;
- Conclusão da pesquisa, conforme os estudos realizados e descobertas feitas, informando as limitações, caso hajam. Informar as perspectivas futuras que possam ser relevantes para posteriores estudos sobre o tema ou temas relacionados;
- Referências citadas no trabalho de pesquisa, em ordem alfabética;
- Anexos contendo materiais referenciados no corpo textual, se houverem.
- Título
- Autor
- Resumo em português padrão
- Resumo em português padrão
- Palavras-chave
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão